Ink - Eficiência em Impacto Social

Guia Melhores Ongs do Brasil: O Reconhecimento da Boa Gestão no Terceiro Setor

Na última 2ª feira, 7/08, ocorreu a premiação e lançamento da primeira edição do Guia Melhores ONGs do Brasil, uma iniciativa da revista Época e do Instituto Doar. A equipe de gestoras da Ink foi ao lançamento e compartilha aqui importantes conquistas que esse Guia trouxe para a área social.

É importante destacar, que diferente de outros prêmios e reconhecimentos do setor – que geralmente têm como métrica de avaliação o impacto dos projetos e organizações -, o Guia Melhores ONGs do Brasil tem como objetivo reconhecer boas práticas de gestão e transparência no Terceiro Setor. Um reconhecimento que compreende a importância do trabalho que a Ink desenvolve.

Seguindo esse critério, os 5 princípios usados para a seleção das 100 organizações foram: i) causa e estratégia, ii) representação e responsabilidade, iii) gestão e planejamento, iv) estratégias de financiamento e comunicação, e v) prestação de contas.

Mesmo com critérios especialmente voltados para atividades complexas da gestão de projetos, o Guia teve 1560 inscritos, um número excelente, pois mostra que há uma grande diversidade de organizações sociais que se sentiram confortáveis em compartilhar suas práticas de gestão. Isso comprova, novamente, que as organizações sociais brasileiras estão focando cada vez mais em ampliar e melhorar a gestão interna dos seus projetos.

Acreditamos que esse reconhecimento demonstra o incrível amadurecimento do setor social no Brasil! Valorizar a importância da gestão nas organizações valida ainda mais as consequências imensuráveis que essa prática fornece, e que a Ink vem trazendo com tanta dedicação através da metodologia PMDPro. Para a Ink foi muito satisfatório perceber que o trabalho especializado na gestão de projetos sociais está alinhado com o avanço do setor e isso fortalece a nossa certeza de que estamos no caminho certo!

Outra imensa alegria foi ter entre os premiados 5 clientes e parceiros, que foram reconhecidos pela excelente gestão de projetos sociais, sendo eles: Aliança EmpreendedoraTETO BrasilFundação EstudarPequeno Cotolengo e Cadi. E ainda, entre todos os outros premiados, mais de 14% deles possuem gerentes de projetos que passaram pelo nosso curso PMDPro.

Walquíria Felizardo, gerente de projetos da Ink, comenta essa conquista: “Ficamos muito felizes em poder ter participado em alguma parte do processo de aprendizado dessas organizações vencedoras. A Ink tem como valor transferir o conhecimento e garantir que as organizações levem os projetos de forma mais eficiente e profissional, respeitando as complexidades do terceiro setor, e esse reconhecimento mostrou para nós, mais uma vez, o impacto da boa gestão”.

Estamos ansiosos pelas próximas edições do Guia e esperamos que, cada vez mais, prêmios do setor social reconheçam as boas práticas de gestão das organizações! Para quem deseja conhecer as 100 organizações do Guia, basta clicar aqui e se atualizar um pouco mais sobre o nosso setor social.