Aliança pela Infância

O brincar como espaço de convivência da diversidade na SMB 2019! Inscreva-se

Semana Mundial do Brincar completa dez anos com o tema “O brincar que abraça a diferença”

É tempo de programar, organizar, inscrever sua ação e, é claro, brincar! Já começou a mobilização para a edição de 2019 da Semana Mundial do Brincar (SMB), que acontece entre 25 de maio e 02 de junho. Para celebrar os dez de Semana Mundial do Brincar, foi escolhido o tema “O brincar que abraça a diferença”. A Aliança pela Infância acredita que, além de ser espaço de convivência da diversidade, o brincar é fundamental para a construção de uma cultura de paz.

Ponto a ponto, com calma e atenção, os últimos temas da SMB vão se construindo e entrelaçando. Em 2018, o “Brincar de corpo e alma” chamou atenção para a importância de trabalhar a corporeidade e os sentidos, com a criança inteira na brincadeira. Em 2017, a ideia de se perceber o ritmo vital da infância veio com o tema “O Brincar que Encanta o Tempo”. No ano anterior, tratou-se do espaço e sua possibilidade de encantamento, com “O Brincar que Encanta o Lugar”. Em ambos, o convite foi de pensar o ser e estar no mundo, nesse contínuo tempo-espaço.

Agora em 2019, a proposta é pensar em como o brincar livre, meio que incentiva o desenvolvimento das crianças e as permite vivenciar sua criatividade e imaginação, possibilita também o relacionamento com pessoas de realidades diferentes, o que por sua vez estimula o desenvolvimento da empatia que só o contato humano pode proporcionar.

Como participar

Vale lembrar que não é necessário ser núcleo da Aliança para participar da SMB. Trata-se de uma campanha aberta a todos que se sentem chamados por celebrar a importância do brincar livre para a infância. Qualquer organização ou indivíduo pode promover uma ação – o importante é que ela seja gratuita. Basta preencher o formulário disponibilizado abaixo – não é necessário aguardar validação da atividade inscrita – e botar a ideia em prática.

A sugestão é que o proponente definia uma atividade que promova a ideia do brincar livre. São inúmeras as opções: parcerias institucionais, brincadeiras, mobilizações reais e virtuais, palestras, debates, produção de material de sensibilização, divulgação dos eventos, cursos de formação e atuação com o poder público e com a sociedade sobre a importância do brincar.

Faça o download dos materiais e participe!

As artes da SMB 2019 já estão disponíveis. Acesse na imagem ao lado ou faça o download do cartaz neste link. O Guia oficial da Semana Mundial do Brincar, com dicas e inspirações para atividades, também já está disponível. Acesse aqui

A inscrição* para participar da mobilização é muito simples. Basta preencher o formulário abaixo.

* Observação importante: Qualquer dúvida, envie mensagem para: smb@aliancapelainfancia.org.br