Instituto Vladimir Herzog

Apoio ao projeto “Respeitar é Preciso!” que visa disseminar a cultura de Educação em Direitos Humanos nas escolas por meio da formação de educadores que trabalharão a temática de direitos humanos no cotidiano escolar.
O projeto, que recebeu em dezembro de 2015 a menção honrosa do Prêmio de Direitos Humanos da Presidência da República, conta com o reconhecimento de especialistas renomados na área de Educação para Direitos Humanos – EDH por se adequar às atuais diretrizes oficiais e pelo seu caráter inovador.

Resultados e Práticas:

  • 1494 escolas beneficiadas pelo Projeto, incluindo Educação Infantil, Fundamental e EJA.
  • Curso “Respeitar é Preciso! ”: início em junho de 2017. 1600 vagas disponíveis para supervisores e gestores de ensino fundamental. Serão realizados 4 encontros, sendo 1 por mês.
  • Encontros com técnicos das Diretorias Regionais de Ensino (multiplicadores do projeto): até o momento foram realizados 5, com previsão de 20 até o final do ano. Temática desenvolvida: Direitos Humanos; Educação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos.

Os educadores trabalham na formação direta de Comissões de Mediação de Conflitos (gestores, professores, pais de alunos e alunos), grupo que atua no enfrentamento das questões que surgem no cotidiano das escolas.

  • 13 DRes – Delegacias Regionais de Ensino;
  • 08 pólos para Ciclo de Palestras, com uma média de público de 2.304 pessoas em 24 palestras realizadas.
  • No Portal Respeitar é Preciso! os números são significativos e crescentes de visualizações e navegação, foram mais de 20 mil visitações ao portal, realizadas por mais de 13 mil usuários diferentes.