B'nai B'rith

Apresentação Espetáculo Mergulho

Ocorreu na quinta-feira, 10 de outubro, no CEU São Rafael em São Mateus, São Paulo, mais uma apresentação do espetáculo Mergulho.

Na ocasião, além da participação de alunos e professores de diversas escolas públicas, a presença também da direção e dos principais executivos do Instituto Samuel Klein, um dos apoiadores da ação e que se emocionaram muito ao longo de todo o evento que culminou com o depoimento de alunos presentes sobre o tema em relação às suas próprias realidades.

Por meio de oficinas e apresentação teatral, o Projeto Mergulho tem como objetivo levar os espectadores à reflexão coletiva, fomentando a tolerância e coexistência de identidades culturais, religiosas e étnicas distintas.

São preparadas oficinas prévias com os professores da Rede de Ensino Municipal de São Paulo para elaboração dos materiais e dos temas a serem introduzidos em sala de aula com foco na motivação dos alunos. Num segundo momento, os estudantes e professores participam de uma apresentação seguida de debate com os atores da peça Mergulho e convidados a escrever uma carta a quem desejarem, citando que foi ao teatro, o que viu, entendeu e recomenda de ação para uma sociedade e um mundo melhor.

Na peça de teatro, três jovens de culturas diferentes discutem suas origens, diferenças e preconceitos, demostrando também como a ascensão nazista, que culminou no Holocausto, foi um marco mundial de preconceito contra um povo, sua cultura e religião. Assistir à peça, contar sobre suas experiências do dia dia, desperta nos jovens a conscientização de sua realidade na sociedade brasileira e mundial no que se refere ao processo de discriminação, racismo e preconceito”,

O objetivo deste ano é atingir e impactar 3 mil alunos e 250 professores.