Famílias Acolhedoras – Instituto Fazendo História

Família acolhedora é uma política pública que garante o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes separados de suas famílias. O serviço do Instituto acolhe bebês entre 0 e 3 anos em famílias voluntárias e essa proposta vem de encontro com um olhar específico para a primeira infância em acolhimento.

Organização que tem como missão colaborar com o desenvolvimento de crianças e adolescentes em experiência de acolhimento, a fim de fortalecê-los para que se apropriem e transformem suas histórias.

O IFH defende: “trabalhamos para que nenhum bebê seja institucionalizado. Caso precisem de acolhimento, que seja em famílias acolhedoras.”

O acolhimento é uma medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente para casos de violação ou ameaça dos direitos das crianças e adolescentes. Existem diferentes modalidades de serviços de acolhimento, que podem ser: abrigos institucionais, casas lares ou famílias acolhedoras. São cerca de 37.000 crianças e adolescentes em todo Brasil.