Peilut Artzit – HaBonim Dror Brasil

O Instituto Samuel apoiou o Projeto Perlut Arzit para a continuidade das atividades do Dror São Paulo no ano de 2018, além do apoio para as Machanot.

Ao longo de 2018 o Habonim Dror realizará vários projetos ao nível nacional e em cada comunidade ou estado. Além dos sábados de atividades, das Machanot, das Shabbatot e dos Chaguim que realizaremos em cada Snif, aqui estão os projetos centrais ao nível nacional:

Educação da Shoa
Em 2017 realizamos, junto com o Museu do Holocausto de Curitiba, o 1º Seminário Nacional de Estudos da Shoa. O seminário reuniu 26 jovens de 10 estados que além de aprofundar e aprender sobre o tema, dedicaram tempo para desenvolver projetos em suas comunidades. Assim, em cada estado teremos projetos relacionados ao tema da Shoa ao longo de 2018. Em Rio de Janeiro, por exemplo, estamos em contato com a secretaria municipal de educação para ver a possibilidade de um projeto educativo em algumas escolas publicas. Em São Paulo, o HaBonim Dror liderará a preparação comunitária para os eventos de Yom HaShoa, junto com a FISESP, e mais. No nível nacional, HaBonim Dror participa na estruturação do ato central do dia memorial do Holocausto, no 27/1, junto com CONIB, FISESP, CIP e mais.

Comunidades em Construção
Nós no HaBonim Dror acreditamos que aonde tem judeus, tem que ter um marco educativo. Porem, temos um compromisso de e prover uma educação judaica-Sionista de excelente nível em qualquer comunidade. Em 2017 começamos uma parceria com a CICAPI – Comunidade Israelita Capixaba – de Espirito Santo. HaBonim Dror começou realizar atividades educativas mensais para as crianças e os jovens de Vitoria. Na Kehila de Aracaju (SE) ainda não tem crianças para um movimento juvenil, mas a ideia é também oferecer educação judaica lá, seguindo nosso alcance. Assim, um jovem de Aracaju participou em nosso 1º Seminário Nacional de Estudos da Shoa com a intenção de acessar esse conteúdo, e um representante foi convidado ao nosso 1º Encontro de Casas de Cultura, realizado em 1/2018.

Peilut Artzit
A “Peilut Artzit” (atividade nacional) é uma tradição do HaBonim Dror com o objetivo de ajudar os Snifim menores a obter conteúdo ao longo do ano. Nos Snifim pequenos temos o desafio de falta de Madrichim (tanto para se envolver com os mais novos, quanto para as idades avançadas) e sobrecarrega das lideranças. Uma solução é o investimento de recursos para trazer pessoas e conteúdo de uns Snifim a outros. Tudo depende muito da realidade de cada snif em determinados semestres e para que todos os estados sejam atendidos e que a educação se mantenha contínua para todos os chaveriam da tnua de forma semelhante é necessário que haja verba direcionada especialmente para essa questão.